Universidade do Minho - Escola de Ciências da Saúde

Introdução

A Escola de Ciências da Saúde é uma unidade orgânica recente da Universidade do Minho, criada para assegurar o ensino graduado, o ensino pós-graduado, a investigação e outros serviços especializados no âmbito das Ciências da Saúde.

Fundada em 2000, a Escola de Ciências da Saúde (ECS) visa formar médicos e outros profissionais de saúde ao longo da vida.

A ECS oferece um currículo de medicina, com um design de currículo inovador. Este currículo abrange os principais tópicos em Medicina e segue uma perspetiva bio-psico-social integrada, de acordo com as recomendações da maioria das comissões Nacionais e Internacionais de educação médica.

A Escola também garante educação de pós-graduação e de formação nas áreas das Ciências da Saúde e Medicina, bem como, um programa de cursos avançados, tendo em conta a formação ao longo da vida, mas também permitindo a acumulação de créditos para a obtenção de um grau formal. Para cumprir a sua missão, a ECS tem um corpo docente altamente qualificado e motivado, constituído por cerca de 80 membros, dos quais 50% são doutores e 70% são médicos, os quais são investigadores no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde - ICVS).

A ECS integra um instituto de investigação (ICVS) que engloba 3 principais domínios de investigação (Neurociências, Ciências Cirúrgicas e Microbiologia e Infeção) com mais de 200 investigadores, que já publicou cerca de 1000 artigos em revistas e jornais internacionais de fator de impacto relevante, desde 2003 (ano em que foi criado).

O ICVS está associado a um parceiro estratégico, o Grupo de Investigação 3B’S - Biomateriais, Materiais Biodegradáveis ​​e Biomimética (3B’S). O Laboratório Associado ICVS/3B’S (LA) centra as suas atividades em Ciências da Saúde, nomeadamente em Biomedicina e Ciências Clínicas, em Ciências Biomédicas & Engenharia/Ciência dos Materiais e Engenharia (Biomateriais). Esta interface Ciências da Saúde/Tecnologia tem como objetivo gerar valor através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, resultantes da investigação internacional altamente competitiva. Essa parceria resultou em várias empresas spin-off de desenvolvimento de dispositivos médicos e cirúrgicos e soluções de software.

Em 2012, estabeleceu-se uma parceria do ICVS/3B com o Hospital de Braga com o Centro Clínico Acadêmico (2CA-Braga), uma organização sem fins lucrativos com foco na investigação, cuidados clínicos, educação e formação. O 2CA-Braga oferece uma gama completa de serviços de investigação clínica, com uma infra-estrutura de amplo espectro e com total apoio técnico a projetos de investigação, ensaios clínicos e estudos de validação de dispositivos médicos. Neste momento, o 2CA-Braga é responsável por 40% de todos os ensaios clínicos realizados em Portugal.

Esta escola oferece programas em:
  • Inglês
  • Portuguese (Portugal)