Institute for European Studies (IES), Vrije Universiteit Brussel

Introdução

Leia a descrição oficial

Como Centro de Excelência Jean Monnet na Vrije Universiteit Brussel (VUB), o Instituto de Estudos Europeus (IES) fornece pesquisa, educação e serviços acadêmicos para acadêmicos, legisladores e o público em geral, com foco na UE em um cenário internacional. As disciplinas aplicadas incluem direito, ciências sociais / políticas, economia e ciências da comunicação. Estabelecido em 2001, o IES tem um forte foco de pesquisa e construiu um histórico de doutorado de longa data. Também organiza vários programas de pós-graduação. Na área da educação, a IES construiu sólida reputação no ensino e aprendizagem da inovação, apoiada por uma equipa dedicada e focada na utilização da tecnologia para potenciar a aprendizagem (à distância / blended).

A localização central do Instituto em Bruxelas, a capital da Europa, torna-o um local de trabalho ideal para estudantes e acadêmicos estabelecidos que desejam realizar pesquisas em um ambiente internacional e interdisciplinar. O IES também oferece um fórum ideal para conferências e workshops sobre questões europeias.

A missão do IES é tripla:

  1. Fornecimento de educação avançada: através de seu LL.M em Direito Internacional e Europeu, Advanced MA in European Integration ("Euromaster"), seu Winter & Summer Schoolson European Policy-Making anual, e seu certificado de pós-graduação em elaboração de políticas da UE.
  2. Realização de pesquisas científicas: a pesquisa é coordenada pelo Vice-Reitor de Pesquisa do IES e conduzida por pesquisadores doutorados e bolsistas de pós-doutorado que lideram centros de pesquisa.
  3. Prestação de serviços científicos no domínio dos Estudos Europeus: através da organização de conferências anuais, workshops regulares, fóruns políticos e séries de palestras e conduzindo investigação encomendada.

O Instituto colabora estreitamente com várias universidades e instituições de pesquisa na Bélgica, Europa e internacionalmente. Essas parcerias e o intercâmbio contínuo de novas idéias com profissionais e acadêmicos permitem que o IES fortaleça seus objetivos de pesquisa e produza uma combinação de alto nível de conhecimento prático e conceitual com todas as principais políticas da UE.

Estratégia

A investigação no IES centra-se na UE num contexto internacional. Explora as instituições, políticas e legislação da UE no contexto da globalização e do direito e da política internacionais. Os projetos de investigação analisam o papel da UE como ator global e a interação entre as dimensões interna e externa das políticas da UE. Abordam também a inter-relação entre a UE e as organizações internacionais. Para isso, o Instituto promove uma abordagem interdisciplinar que combina competências jurídicas, econômicas, sociais e políticas. Ele se concentra em pesquisas voltadas para o futuro que produzem resultados relevantes para políticas de interesse para os tomadores de decisão política e a comunidade acadêmica.

Principais Temas de Pesquisa

Enquanto a pesquisa IES abrange principalmente uma ampla gama de estudos europeus, o Instituto concentra seus recursos em um conjunto em evolução de cluster de pesquisa:

  • Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
  • Migração, diversidade e justiça
  • Segurança internacional
  • Governança Econômica Europeia

Esses clusters são alimentados por meio do lançamento de projetos de pesquisa próprios (principalmente em nível de doutorado), bem como da captação de recursos de patrocinadores externos.

Localizações

Bruxelas

Institute for European Studies

Address
Pleinlaan 5, 1st floor

B-1050 Bruxelas, Bélgica
Telefone
+32 2 614 80 01

Bolsa de estudos Keystone

Descubra as opções que a nossa bolsa de estudos pode te oferecer