
Mestrado em Gestão de Projetos e Contratos em Obras de Construção
Milan, Itália
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 4.000 / per course
FORMATO DE ESTUDO
Ensino à distância
Introdução
O objetivo deste mestrado especializado é ensinar as ferramentas e técnicas mais importantes de gerenciamento de projetos e contratos para engenheiros e arquitetos. Hoje é cada vez mais importante saber como um projeto deve ser gerenciado do início ao fim, para otimizar custos e tempo. Durante este mestrado especializado, os alunos serão apresentados à teoria do gerenciamento de projetos, à avaliação de investimentos e aos princípios da contabilidade corporativa. Os alunos receberão todas as informações necessárias para fazer o exame e obter os certificados PMI (Project Management Institute) e IPMA (International Project Management Association).
Eles também receberão todas as informações necessárias para fazer o exame e obter o Certificado NEBOSH HSE em Gerenciamento de Segurança de Processo. Os alunos receberão todas as informações necessárias para se tornar um Lean Green Belt Project Leader, e também todas as informações necessárias para se tornarem gerentes de projetos certificados na Itália através da Accredia. Além de todas essas ferramentas de PM, este mestre especializado também fornecerá conceitos mais específicos de gerenciamento de contratos, sinistros e atrasos em obras civis e infraestruturais. A necessidade de técnicos (engenheiros e/ou arquitetos) que se tornem competentes na gestão de contratos e reclamações e que possam realizar uma análise de atrasos de acordo com as normas internacionais comumente aplicadas é cada vez mais urgente entre os grandes empreiteiros na Itália e no exterior. Nosso mundo globalizado exige que os profissionais envolvidos na gestão de contratos e disputas saibam lidar com questões técnicas complexas e, ao mesmo tempo, conheçam os aspectos legais envolvidos. É imprescindível que os profissionais com formação puramente técnica conheçam as “regras do jogo” no cenário internacional. Portanto, devem conhecer os princípios fundamentais do direito civil e consuetudinário, bem como da arbitragem internacional, juntamente com os contratos internacionais mais utilizados (FIDIC, JCT, NEC, AAA) e os muitos detalhes técnicos e jurídicos complexos na análise e gestão de atrasos e variantes de construção.
As oportunidades de trabalho oferecidas aos que adquiriram os conhecimentos e as ferramentas apresentadas durante este mestrado especializado são múltiplas e variadas: construtoras, empresas de engenharia, incorporadoras, empreiteiras, órgãos públicos, etc. gestores que estudaram em profundidade os aspectos jurídicos úteis para uma gestão precisa e eficiente de contratos, reclamações, atrasos e disputas. Muitos empreiteiros de renome, empresas de engenharia e grandes fabricantes já confirmaram que estão extremamente interessados em contratar técnicos dotados das habilidades e conhecimentos que este mestre especializado irá proporcionar.

Mestrado em Modo de e-Learning
Cada aluno terá acesso à sua própria conta pessoal na plataforma de e-learning Moodle (que está entre as plataformas mais usadas globalmente para aprendizagem on-line ao longo da vida). Aqui o aluno encontra todos os vídeos das aulas em streaming, todo o material didático para download em pdf, o calendário das aulas e os contatos de todos os professores.
Através de sua conta pessoal cada aluno poderá acompanhar as aulas de duas formas: a Via Síncrona enquanto as aulas serão ministradas em sala de aula e o aluno poderá participar como se estivesse presente; e o Caminho Assíncrono após os vídeos das aulas, o material didático e os contatos do professor serão carregados na plataforma, e permanecerão à disposição de todos os alunos todas as horas do dia, todos os dias da semana, e por toda a duração do mestre.
Portanto, mesmo após o término das aulas, todos os alunos terão muito mais meses para acessar suas contas pessoais na plataforma e aprofundar o quanto julgarem necessário e útil nos conteúdos de todas as aulas. Até escreverem e defenderem sua tese de mestrado, e finalmente se formarem.
Admissões
Currículo
Módulos Didáticos
Fundamentos da engenharia de gestão:
A unidade curricular tem como objetivo aproximar o aluno dos fundamentos da engenharia de gestão. Em particular, o foco será na contabilidade externa - balanço com documentos relacionados, operações contábeis elementares, leitura do balanço e índices - na contabilidade interna - controle de gestão e técnicas principais, equilíbrio de curto prazo e análise de ponto de equilíbrio. Também é dada atenção à avaliação de investimentos, métodos de avaliação DCF e não DCF; ao planejamento da cadeia de suprimentos - logística de saída, produção, avaliação e planejamento de fornecedores e ciclo de controle; finalmente, em gerenciamento de projetos - organização por projetos, técnicas de controle reticular, planejamento e replanejamento.
Curso de Certificado Geral Internacional NEBOSH:
A unidade tem como objetivo fornecer competências técnicas de avaliação de risco, identificação de medidas preventivas, planeamento, concepção de procedimentos para prevenir ou reduzir riscos durante a execução das obras, identificação de fases críticas, capacidade de coordenação de actividades para evitar interferências perigosas, gestão de emergências (incêndio - acidente - terremoto - ataques - desastres naturais em geral). A unidade fornece todas as informações necessárias para fazer e passar com sucesso no exame para obter o certificado NEBOSH, que é o padrão britânico para segurança e organização de canteiros de obras.
Uma introdução à média de valor:
Cada pessoa / profissional deve planejar sua situação financeira como uma empresa: o faturamento corresponde ao salário de uma pessoa, os custos da empresa correspondem ao custo de vida da pessoa e de sua família, o fcf (fluxo de caixa livre) de uma empresa corresponde ao caixa que uma pessoa consegue economizar todos os meses. Assim como uma empresa deve investir seu fcf para crescer, também uma pessoa precisa saber como aplicar suas economias para gerar uma situação financeira sólida e segura no longo prazo. Uma estratégia de investimento de média de valor é útil para atingir esse objetivo.
Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI (CAPM® e PMP®):
A unidade curricular tem como objetivo preparar os alunos para a obtenção das prestigiadas certificações emitidas pelo PMI®, ajudando a compreender as abordagens, métodos e técnicas fundamentais do Guia PMBOK®. O curso está estruturado em módulos e inclui dias presenciais e exercícios para aplicação das técnicas. O curso é válido como treinamento obrigatório para elegibilidade nos exames CAPM® e PMP®.
Certificação IPMA® International Project Management (Nível D, Nível C, Nível B, Nível A):
A unidade tem como objetivo formar os alunos de acordo com o modelo de competências da IPMA (International Project Management Association) denominado ICB® (Individual Competence Baseline).
Além das competências técnicas e metodológicas do PM, o ICB abrange também aquelas definidas como "comportamentais" e "contextuais".
O modelo IPMA prevê 15 competências comportamentais que o PM deve desenvolver, bem como as de natureza técnica. A liderança resulta em orientação, abertura, negociação, confiabilidade, gestão de conflitos e crises são algumas das competências comportamentais que são tratadas nesta unidade de ensino.
A unidade fornece também a discussão de elementos definidos como "contextuais" que completam as competências de um PM (financeiro, jurídico, hsse, tecnologia, negócios, organização permanente, etc.).
O curso oferece a oportunidade de acesso à certificação IPMA Nível D que não requer pré-requisitos de experiência profissional, ou para níveis superiores, se o participante atender aos pré-requisitos de experiência profissional.
Líder de projeto Lean Six Sigma Green Belt:
O modelo organizacional Lean e a metodologia de resolução de problemas Six Sigma representam duas ferramentas importantes para todas as empresas que desejam melhorar o seu desempenho, introduzindo assim um programa de melhoria contínua para a sua força de trabalho. O treinamento Green Belt Project Leader permite que os participantes do curso conduzam projetos de melhoria dentro das empresas e ao mesmo tempo desenvolvam suas próprias habilidades de gerenciamento de projetos. Os projetos Lean Six Sigma melhoram os processos de negócios e oferecem a oportunidade de adquirir habilidades multifuncionais essenciais para ocupar cargos gerenciais. Não é por acaso que a General Electric, uma das empresas que ajudou a desenvolver a metodologia Seis Sigma em primeiro lugar, utilizou este caminho de formação para fazer crescer e melhorar os seus gestores. As competências de gestão e análise de dados adquiridas através de um curso Green Belt Project Leader são a chave para alcançar elevados níveis de competitividade e, juntamente com a digitalização, fornecem os principais elementos fundadores da Indústria 4.0.
Avaliação e valorização imobiliária:
A unidade está dividida em duas partes principais.
O primeiro, que trata da avaliação imobiliária, é composto por quatro módulos organizados em duas partes:
- enquadramento do problema, do ponto de vista técnico, econômico e gerencial;
- estudos de caso amplamente documentados e apresentados por representantes de renomadas empresas do setor imobiliário.
A segunda parte do curso trata das ferramentas e métodos de valorização imobiliária. Esta parte tem como objetivo apresentar o processo de valorização imobiliária, ilustrando as metodologias e os meios técnicos, econômicos e gerenciais que podem levar às melhores práticas e resultados.
A unidade é patrocinada pela Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS).
A unidade será ministrada por professores do Politécnico de Milão, por alguns especialistas do setor imobiliário, e contará com a contribuição dos principais representantes de algumas das mais importantes empresas e / ou organizações que atuam no setor imobiliário (CBRE e Generali Real Estate, Beni Stabili Siiq, Generali Real Summer e Royal Value Sgr.)
Como se tornar um gerente de projeto certificado:
O novo código de compras, as Diretrizes da ANAC nº 1, nº 2 e nº 3, e o regime DPCM para definição dos requisitos técnicos e organizacionais para inscrição na lista de postos contratantes habilitados (art.38, § 2º do Decreto Legislativo 50 de 2016) de fevereiro de 2018, na verdade enfatiza a importância das atividades de gestão de projetos tanto para as RUP como para os profissionais envolvidos em obras civis e de infraestrutura e/ou serviços de engenharia e arquitetura.
E é por isso que existe a possibilidade de ser certificado como gestor de projetos de acordo com a Lei 4/2013 e a Norma UNI 11648:2016 e estar inscrito na lista apropriada da Accredia.
Mas como você pode se tornar um gerente de projetos certificado de acordo com a lei e as normas citadas? É certo que o processo para potenciais candidatos é muitas vezes confuso; quais os passos a seguir para obter esta certificação, qual o caminho ideal a seguir e quais as perspectivas que uma certificação em gestão de projetos pode oferecer?
Este módulo didático visa fornecer todas as informações necessárias para a adequada participação no exame para a chamada "Certificação por terceiros" de gestão de projetos em conformidade com a Lei 4/2013 e UNI 11.648: 2016. Este exame deve ser realizado por um Organismo de Certificação oficialmente reconhecido e credenciado pela Accredia. Os PMs certificados serão registrados no registro Accredia apropriado, conforme exigido por lei.
Esta unidade apresenta aos alunos as leis e regulamentos. O professor explicará com documentação adequada as razões pelas quais é conveniente se tornar um gerente de projetos certificado e ser incluído na lista apropriada da Acredia, tanto para as salas de cirurgia, para profissionais, para empresas de engenharia e empresas em geral. Na verdade, em todos os contratos administrados com o critério da oferta economicamente mais vantajosa, tanto para obras de construção quanto para serviços de arquitetura / engenharia, as pontuações atribuídas aos aspectos organizacionais em qualquer licitação tendem a ser maiores se e quando o gerente de projeto certificado figura estão envolvidos.
Por fim, para efeitos de alinhamento adequado com um curso sobre gestão de projetos na área das obras civis e de infraestruturas, o docente irá discutir casos de estudo em que o próprio docente tenha sido gestor de projetos ou consultor para atividades de gestão de projetos. Esses estudos de caso têm o objetivo de fornecer aos alunos conhecimentos práticos que podem ser muito úteis durante o exame para se tornar um gerente de projeto certificado.
Direito Civil do Contrato de Construção:
Análise aprofundada do Contrato de Construção (“Appalto”) para obras privadas. Por razões comparativas, será feita referência aos regulamentos de obras públicas da legislação italiana, se necessário.
Os alunos aprenderão:
- O contrato de construção como um contrato típico no Código Civil italiano: definições e conteúdos
- Requisitos Validade. Os assuntos do contrato de construção
- Status legal. Comparação com outros contratos
- Compensação e ajustes de preço em contratos de construção
- Execução do contrato: materiais, subcontratação, prerrogativas das partes
- Execução do contrato: vigilância, variações, conclusão
- Execução do contrato: a impossibilidade de execução, defeitos e responsabilidade por defeitos
- Contrato de construção: rescisão e outros eventos do contrato
- Cooperação entre empresas: JVA e acordos relacionados
- O contrato de projeto como ferramenta de gestão de risco
- Sistemas jurídicos mundiais e regras gerais de formação de contratos
- Contrato do projeto: cláusulas essenciais
- Contrato do projeto: cláusulas de responsabilidade
- Contrato do projeto: responsabilidade extracontratual
- Contrato do projeto: defeitos e garantias
- Contrato do projeto: interrupções
- Contrato do projeto: resolução de disputas
Tipos de projetos e obras:
Nesta unidade os alunos aprenderão:
- Definições de projeto e tipos de contratos: EPC, Serviço, Montante global, Reembolsável, Semirembolsável
- Principais elementos do contrato e documentação contratual (condições gerais, condições especiais)
- Visão geral das principais garantias e responsabilidades
- Estruturas contratuais e tipo de parceria: JV, Consórcio, Subempreiteiro Nomeado
- Análise das cláusulas contratuais relativas aos diferentes tipos de contratos analisados
- Uma introdução aos princípios de gestão de reclamações
- Estudos de caso
As principais partes interessadas:
Os alunos terão a oportunidade de ouvir e se encontrar com:
- Nicola Di Pietro, Consultor de Aquisições do Departamento, Direcção de Projetos, Banco Europeu de Investimento
- Marco Padovan, fundador, Studio Legale Padovan
- Simone Arena, Departamento Jurídico Estrangeiro, Impresa Pizzarotti & CSpA
- Vinicio Fasciani, Conselheiro Geral, Salini-Impregilo SpA
- Gianluca Buoro, Conselheiro Geral, Danieli Automation SpA
- Angelo Bianchi, PMP, Consultor Independente, Especialista em Compras Públicas
- Franco Lusuriello, Diretor Geral de Design e Construção, Building Energy SpA
- Francesco Fava, Diretor Técnico, Conteco Check Srl
- Sauro Mostarda, chefe de operações, Solar Ventures Slr
Introdução à gestão de contratos para contratos FIDIC (vermelho, rosa, amarelo e prata):
Este curso descreverá detalhadamente todos os aspectos dos Contratos FIDIC que são relevantes para a gestão de contratos. Será uma “abordagem prática” em casos reais com profissionais de experiência internacional. Durante este curso, certos aspectos do gerenciamento de riscos serão ilustrados.
Os alunos aprenderão:
- Generalidades para todos os modelos FIDIC de condições do contrato.
- Foco nos contratos modelo FIDIC: a suíte Rainbow, edições de 1999 e 2017, condições do contrato, escolha do modelo.
- Regras de aquisição, preparação de propostas, pré-qualificação, pós-qualificação.
- As partes e o engenheiro, funções e responsabilidades.
- Cláusulas 1, 2, 3 da FIDIC: definições, o empregador, o engenheiro.
- Cláusula 4 da FIDIC: o contratante.
- Cláusula 5 da FIDIC: Livro Vermelho vs. Livro Amarelo e Prata.
- Cláusula 6 da FIDIC: pessoal e trabalho.
- Cláusula 7 da FIDIC: material vegetal e mão de obra.
- Cláusula 8 da FIDIC: início, atrasos e suspensões. O programa.
- Cláusula 10 da FIDIC: transferência do empregador.
- Cláusula 11 da FIDIC: responsabilidade por defeitos.
Introdução à gestão de reclamações para contratos FIDIC (vermelho, rosa, amarelo e prata):
Esta unidade descreverá detalhadamente todos os aspectos dos contratos FIDIC que são relevantes para a gestão de sinistros. Será uma “abordagem prática” com casos reais mostrados e comentados por profissionais de experiência internacional.
Os alunos aprenderão:
- Considerações de aquisição
- Seleção de contrato e alocação de risco
- Deveres de engenheiro em relação a reclamações FIDIC 1999 e FIDIC 2017
- Avisos em relação a reclamações FIDIC 1999 e FIDIC 2017
- Prazo em relação a reclamações FIDIC 1999 e FIDIC 2017
- Disposições nas Cláusulas 1 (Geral) e 2 (O Empregador) que estão frequentemente envolvidas em reivindicações
- Questões controversas em relação às instruções e determinações do engenheiro
- Disposições da Cláusula 4 (O Contratado) que estão frequentemente envolvidas em reivindicações
- Início e Prazo para Conclusão – Subcláusulas 8.1, 8.2 e 8.3
- Taxas de Danos de Progresso e Atraso - Subcláusulas 8.6 e 8.7
- Tomada de Obra pelo Empregador - Cláusulas 9, 10, 11 e 12 (DB e EPC), Variações: Cláusula 13
- O mecanismo de pagamento nos termos dos contratos FIDIC e sua gestão, direitos e obrigações das partes nos termos da Cláusula 14
- Rescisão do Contrato pelo Empregador – Generalidades na Cláusula 15
- Suspensão e Rescisão pela Contratada – Generalidades na Cláusula 16
- Generalidades nas Cláusulas 17 (Risco e responsabilidades) e 18 (Seguros)
- Força Maior – Generalidades na Cláusula 19
- Reclamação de disputas e arbitragem, Fidic MDB cláusula 20, Fidic 2017, cláusulas 20 e 21
- Dispute Boards, História, Acordo de Três Partes, Condições Gerais DAB
- Regras de procedimento DAB, procedimentos adicionais DAB
Introdução à análise de atraso:
Esta unidade irá levar os alunos através da complexa questão da análise de atrasos em projetos internacionais, as várias metodologias e o uso forense da análise de atrasos.
Os alunos aprenderão:
- Tipos de atraso desculpável
- Tipos de atraso não desculpáveis
- Produtividade
- Propriedade flutuante
- Importância das linhas de base e atualizações
- Programações não CPM, incluindo: Just in Time, Lean Construction, LoB e Gantt
- Conceitos gerais da FSA, perspectiva do juiz
- Noções básicas de planejamento e programação
- Conceitos gerais da FSA, prática na Itália
- Visão geral dos métodos FSA: considerações básicas em todos os métodos FSA
- Conforme planejado x conforme construído: como funciona
- CPA: como funciona
- TIA: como funciona
- CAB: como funciona
- Atraso simultâneo e problemas especiais
- Por que métodos diferentes produzem resultados diferentes
Determinação do Quantum:
Esta unidade tem como objetivo detalhar os vários elementos de custo que devem ser levados em consideração na determinação do quantum em um sinistro.
Os alunos aprenderão:
- Introdução ao concurso
- Preparação do concurso com referência à avaliação da reivindicação
- Gerenciamento de reclamação e VO
- Reivindicações de custo total
- Reivindicações de custo total modificadas
- Análise de produtividade
- Composição dos custos indiretos
- Estudo de caso de custos indiretos
Da reivindicação à disputa, painéis de disputa, arbitragem:
Os alunos serão apresentados aos principais tópicos em arbitragens administradas e em arbitragens ad hoc. Assim como na construção civil, o mais frequente é o ICC, o foco estará nele sem esquecer a arbitragem ICSID e as regras da UNCITRAL.
Os alunos aprenderão:
- Gestão de sinistros. Análise dos eventos de risco do empregador e do contratante que dão origem a sinistros. Causas e efeitos.
- O mecanismo de resolução de disputas (principalmente formulários FIDIC): determinação do engenheiro, DAB, solução amigável, arbitragem.
- Painéis de disputas: origem e desenvolvimento, funções, práticas e procedimentos de prevenção e resolução de disputas.
- O contexto FIDIC: das decisões dos engenheiros ao conselho de disputas. As razões pelas quais os conselhos de disputa substituíram os engenheiros como solucionadores de disputas.
- A experiência italiana com o fórum de discussão. Mecanismos atualmente em vigor ou em consideração para resolver disputas de construção.
- A natureza vinculativa das decisões do painel de disputas.
- Visão geral da adjudicação no Reino Unido sob a Lei de Concessões de Habitação, Construção e Regeneração de 1996.
- Tratamento das decisões dos juízes pelos tribunais do Reino Unido para fins de execução.
- Situação das decisões dos conselhos de disputa em contratos internacionais de construção sob condições FIDIC.
- Casos sobre a execução das decisões do Dispute Board, do caso arbitral que abriu caminho para a atual tendência de execução.
- Princípios de arbitragem internacional (arbitragem comercial x investidor / estadual, direito substantivo e processual, convenção de Nova York e a lei modelo (UNCITRAL)).
- O contexto da arbitragem: questões jurisdicionais, processuais e substantivas em disputas de construção. A convenção de arbitragem.
- Cláusulas de arbitragem multicamadas. Tribunal arbitral e tribunais estaduais na condução de procedimentos arbitrais.
- Questões processuais típicas (peças, provas escritas e orais, produção de documentos, audiências e interrogatório de testemunhas).
- Questões substantivas: o papel do contrato e do direito substantivo aplicável.
Detalhes da arbitragem:
Os alunos aprenderão:
- A convenção de arbitragem
- O que fazer e o que não fazer ao redigir cláusulas de arbitragem
- A sede da arbitragem
- A linguagem do processo
- A lei substantiva aplicável
- Arbitragem institucional e ad hoc
- Definições e recursos
- Principais diferenças
- O sistema de arbitragem das principais instituições arbitrais
- Regras de Arbitragem CAM
- Principais características
- Regras de Arbitragem ICC
- Regras de Arbitragem Uncitral
- Principais características
- O Tribunal Arbitral (número, nomeação, independência e imparcialidade, papel, poderes)
- Arbitragem nos Estados Unidos
- Arbitragem dos EUA vs. litígio do Tribunal dos EUA
- Provas em arbitragem internacional (provas documentais, depoimentos de testemunhas / relatórios de especialistas, o exame de testemunhas e especialistas)
- O relacionamento entre o advogado e o cliente: A. A cooperação do advogado e do cliente na preparação de um caso de arbitragem de construção, B. A cooperação do advogado e do cliente na localização e gerenciamento de evidências documentais.
- Arbitragem Investidor-Estado: A definição de «investimento» protegido, a diferença entre «reivindicações contratuais» e «reivindicações de tratados», proteções substantivas proporcionadas por leis e tratados de investimento, o mecanismo de resolução de litígios, Arbitragem investidor-Estado, a Convenção ICSID, Investidor -Arbitragem estatal no sector da construção.
- O que fazer e o que não fazer ao redigir cláusulas de arbitragem
- A sede da arbitragem
- A linguagem do processo
- A lei substantiva aplicável
- Arbitragem institucional e ad hoc
- Definições e recursos
- Principais diferenças
- O sistema de arbitragem das principais instituições arbitrais
- Regras de Arbitragem CAM
- Principais características
- Regras de Arbitragem ICC
- Regras de Arbitragem Uncitral
- Principais características
- O Tribunal Arbitral (número, nomeação, independência e imparcialidade, papel, poderes)
- Arbitragem nos Estados Unidos
- Arbitragem dos EUA vs. litígio do Tribunal dos EUA
- Provas em arbitragem internacional (provas documentais, depoimentos de testemunhas / relatórios de especialistas, o exame de testemunhas e especialistas)
- O relacionamento entre o advogado e o cliente: A. A cooperação do advogado e do cliente na preparação de um caso de arbitragem de construção, B. A cooperação do advogado e do cliente na localização e gerenciamento de evidências documentais.
- Arbitragem Investidor-Estado: A definição de «investimento» protegido, a diferença entre «reivindicações contratuais» e «reivindicações de tratados», proteções substantivas proporcionadas por leis e tratados de investimento, o mecanismo de resolução de litígios, Arbitragem investidor-Estado, a Convenção ICSID, Investidor -Arbitragem estatal no sector da construção.
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
Baixe o mini teste do GMAT para ter uma ideia das questões que você encontrará no exame.