
Mestrado em Ciências (MSc) in
Master of Science in European Politics and Governance Neapolis University Pafos Distance Learning

Introdução
O programa é credenciado pela Agência Chipre de Garantia de Qualidade e Acreditação no Ensino Superior (CYQAA)
O objetivo do Programa de Mestrado em Política e Governança Europeia é fornecer um curso de estudos avançados para aqueles que desejam se tornar líderes eficazes nos assuntos europeus nos setores público e privado. O currículo do programa é projetado para explorar os elementos essenciais das políticas da UE e para preparar os alunos para responsabilidades cada vez mais complexas na diplomacia, organizações internacionais e do setor público, governo local e pesquisa e organizações sem fins lucrativos. O currículo básico enfatiza as aptidões e os conhecimentos necessários para gerir eficazmente os assuntos da UE e para compreender os contextos internacionais, europeus e nacionais mais amplos em que a política é desenvolvida e as tarefas são definidas e avaliadas.
O programa fornece conhecimento atualizado em uma série de disciplinas diversas que compõem o campo dos Estudos Europeus, como negócios / economia, política e direito. Além disso, o programa equipa os alunos com habilidades analíticas, de responsabilidade e de liderança, aumentam sua capacidade de tomada de decisão e promovem o bem-estar organizacional no contexto de um ambiente europeu competitivo e em constante mudança.
Uma filosofia fundamental do programa é a sua abordagem empírica para o estudo da governança, onde os conhecimentos e habilidades recém-adquiridos dos alunos são combinados com sua experiência profissional e são aplicados a casos da vida real.
Esta abordagem amplia e aprofunda a compreensão do aluno de questões transfronteiriças e processos políticos, promove habilidades de pesquisa, análise, síntese e criatividade e incentiva a inovação e consciência do papel dos atores internacionais concorrentes; finalmente, desenvolve a consciência das questões sociais, culturais e globais que afetam as decisões políticas.
Vantagens do Programa
- O prestígio e reconhecimento internacional da Neapolis University of Pafos.
- Excelente corpo docente com forte experiência nas disciplinas ministradas.
- Colaborações internacionais com muitas universidades.
- A flexibilidade do ensino à distância.
- O uso de tecnologia e recursos avançados.
- A escolha dinâmica entre educação à distância síncrona e assíncrona.
- Taxas competitivas de ensino.
Admissões
Currículo
Estrutura do Programa
A duração destes estudos é de três semestres. As inscrições para o Programa de Pós-Graduação realizam-se nos meses de setembro e fevereiro/março de cada ano letivo. Cada curso tem a duração de um semestre académico. Todos os estudantes inscritos na Pós-Graduação, quer no semestre de inverno, quer no semestre de primavera, podem escolher as disciplinas oferecidas nos semestres relevantes. Para concluir com sucesso os estudos, os alunos necessitam de acumular um total de 90 Créditos (ECTS).
De acordo com os anúncios relevantes feitos pela Agência de Garantia da Qualidade e Acreditação no Ensino Superior, os estudantes têm a oportunidade de concluir a sua pós-graduação em dois semestres letivos (12 meses) desde que iniciem a realização da sua Dissertação de Mestrado durante o primeiro ou segundo semestre dos seus estudos, incluindo o período de verão. Neste caso, a realização da Dissertação de Mestrado poderá ser prolongada durante o período de verão, por um ou dois meses. Em todo o caso, o total de ECTS continua a ser 90.
No primeiro semestre, os alunos devem escolher uma disciplina obrigatória DMET600, e 3 de 9 unidades curriculares optativas. No segundo semestre, os alunos devem escolher 4 das restantes 6 unidades curriculares optativas. No terceiro semestre, os alunos preparam a sua dissertação (ver ponto 5). Cada uma das unidades curriculares corresponde a 7,5 Créditos (ECTS). Os créditos relativos a cada unidade curricular são distribuídos da seguinte forma: 2 para assiduidade e participação nas unidades curriculares, 2 para a realização da avaliação intercalar ao longo do semestre, e 3.5 para o exame final. A sequência de disciplinas optativas oferecidas por semestre é determinada pela Universidade no início de cada ano letivo.
Para a obtenção do grau de Mestre, os estudantes são também obrigados a realizar uma dissertação de mestrado. A proposta de investigação é apresentada pelo estudante, que poderá solicitar a um dos tutores como orientador. A tese pode ser submetida até um ano lectivo após a conclusão com sucesso do segundo semestre de estudo. A dissertação deverá ser relevante para o conteúdo dos estudos do estudante de pós-graduação e deve ser original.
Os alunos podem escrever dissertações de mestrado e avaliações intercalares em inglês, independentemente da língua do programa.
O programa está estruturado do seguinte modo:
Cursos do 1º e 2º Semestre
- No primeiro semestre, os alunos devem escolher uma disciplina obrigatória DMET600, e 3 de 9 unidades curriculares optativas.
- No segundo semestre, os alunos devem escolher 4 das restantes 6 unidades curriculares opcionais.
- A sequência de disciplinas optativas oferecidas por semestre é determinada pela Universidade no início de cada ano letivo.
- DMET600 Desenho de Investigação e Métodos Empíricos em Ciências Sociais
- DHIST610 História da Integração Europeia
- DMPA585 Governação Europeia e Negociações
- DMEP400 Abordagens Teóricas para a Integração Europeia
- DMEP300 Economia Política Europeia
- DMEP500 Política Externa, Segurança e Defesa na União Europeia
- DMEP600 Sistema Bancário Europeu
- DMEP700 Tópicos Especiais de Cooperação Policial e Judiciária na União Europeia
- DIRSS621 Temas Contemporâneos em Política Global
- DIRSS622 Tópicos Especiais no Mediterrâneo Oriental e Segurança do Médio Oriente
Semestre 3
- Dissertação DIS800
Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Durante o ano lectivo, para cada um dos cursos, realizam-se sessões de formação da seguinte forma: seis (6) reuniões de duas horas com o docente de cada curso, a quem compete informar, orientar, aconselhar e avaliar os alunos. Estes encontros destinam-se, em primeiro lugar, ao apoio geral dos estudantes bem como na elaboração, aprofundamento e desenvolvimento de todos os que os estudantes estão a estudar. A presença do aluno nestas reuniões não é obrigatória. No entanto, a experiência até agora tem demonstrado que a participação do aluno nos mesmos contribui para uma compreensão mais completa da matéria, e, além disso, aumenta a probabilidade de um desempenho mais positivo dos alunos, tanto nas avaliações intercalares como nos exames finais.
Cada unidade curricular é avaliada através da realização de uma avaliação intercalar que é explicitamente mencionada no currículo do estudo e dos guias de estudo (ensaios, críticas bibliográficas, manuscrito de artigo para a revista do estudante da universidade, etc.) durante o semestre, e exames finais no final do semestre em locais adequados e identificados no tempo, de acordo com a distribuição geográfica dos alunos. No caso de o aluno não comparecer ao exame, ou se não tiver feito um exame do semestre de inverno ou primavera, tem direito a voltar a fazer o exame.
A avaliação intercalar pode assumir várias formas como descritas anteriormente, como ensaios, artigos de investigação, apresentações, críticas de literatura, recensões de livros, etc, durante o semestre e corresponde a 40% da nota final, enquanto o exame final é de 60%. Para que o aluno tenha sucesso numa unidade curricular, deve ter a nota final e a avaliação intercalar uma nota de pelo menos 50%. A interatividade e a avaliação formativa fazem parte da metodologia de aprendizagem e ensino.
No 3º semestre os alunos completam a sua Dissertação que corresponde a 30 ECTS. A duração da tese depende do tipo. No caso de uma tese bibliográfica, não pode ser inferior a 12 mil palavras e mais de 15 mil palavras. A bibliografia, os anexos e o resumo não estão incluídos. Após a submissão, o orientador submete um relatório escrito e fundamentado, com o consentimento do estudante, aos membros da comissão. O apoio à tese é feito publicamente ou através de videoconferência eletrónica perante uma comissão de três membros.
Duração: 1,5 anos letivos (3 semestres letivos, 90 ECTS)
De acordo com os anúncios relevantes feitos pela Agência de Garantia da Qualidade e Acreditação no Ensino Superior, os estudantes têm a oportunidade de concluir a sua pós-graduação em dois semestres letivos (12 meses) desde que iniciem a realização da sua Dissertação de Mestrado durante o primeiro ou segundo semestre dos seus estudos, incluindo o período de verão. Neste caso, a realização da Dissertação de Mestrado poderá ser prolongada durante o período de verão, por um ou dois meses. Em todo o caso, o total de ECTS continua a ser 90.