MasterPhDLawLicenciaturaMBAHealthcareCursosUniversitarios
Keystone logo
Howest University of Applied Sciences Licenciatura avançada em bioinformática
Howest University of Applied Sciences

Licenciatura avançada em bioinformática

Bruges, Bélgica

1 up to 2 Years

Inglês

Tempo parcial

01 Jun 2025*

Sep 2025

EUR 7.116 / per year **

Ensino à distância, No campus

* 1 de junho de 2024 para estudantes não pertencentes ao EEE

** 1116 euros para estudantes do EEE e 7116 euros para estudantes não pertencentes ao EEE

Introdução

A investigação sobre hereditariedade e doenças já não é possível sem programadores. Quer saber como pode aplicar os conhecimentos de informática e biologia a problemas reais de saúde e doença? Então, a única licenciatura avançada em Bioinformática em Bruges (Bélgica) é ideal para si!

A bioinformática é um campo novo e espetacular que utiliza métodos da informática para armazenar e processar informação biológica molecular (ADN, proteínas, funções). Na bioinformática, a biologia molecular é combinada com a informática e a programação. Um cientista da bioinformática é capaz de obter as informações necessárias a partir de bases de dados e de as utilizar para fazer previsões. Como bioinformático, procurará possibilidades de aplicação da informática no laboratório (biológico/biomédico).

  • Cientista informático:
    aplicação de técnicas informáticas ao armazenamento, organização e partilha de dados (biológicos moleculares)
  • Cientista de bioinformática:
    processamento de dados e análise (estatística) através de ferramentas de bioinformática num laboratório seco
  • Programador:
    integração por scripting e automatização de ferramentas bioinformáticas

No decurso do programa de formação em bioinformática, são abordados três papéis: o papel de programador, o papel de cientista informático e o papel de cientista bioinformático. Aprende-se várias linguagens de programação como PHP, Python e R e utilizam-se as bases de dados mais relevantes para processar e interpretar os dados. Durante o programa, é dada uma ênfase especial à aplicação de ferramentas de código aberto, tanto num ambiente Windows como num ambiente Linux. Durante o estágio (sem tese de bacharelato), é abordado um quarto papel, o papel do Novo Jovem Profissional, no qual são prosseguidas as competências mais genéricas de um bacharel (como o trabalho em equipa, a comunicação clara).

À medida que a formação progride, familiariza-se cada vez mais com o tratamento de dados biológicos complexos, como a análise de dados de sequenciação de nova geração (dados NGS) ou a aplicação de técnicas de aprendizagem automática, e é capaz de as aplicar num quadro profissional.

Requisitos de admissão

  • Os titulares de um diploma que demonstre a existência de conhecimentos de biologia molecular a nível de bacharelato (por exemplo, Ciências Laboratoriais Biomédicas, Agro e Biotecnologia, Química com bioquímica) podem participar nesta formação avançada de bacharelato. Além disso, são elegíveis os mestrados relevantes (engenheiro químico industrial com bioquímica, bioengenheiro em biotecnologia celular e genética, mestrado em biotecnologia).
  • A inscrição através de um contrato de crédito é possível se a condição anterior não estiver preenchida.
  • Os estudantes do ensino secundário com interesse em bioinformática devem primeiro obter o seu diploma de bacharelato (por exemplo, em Ciências Biomédicas Laboratoriais), após o que podem iniciar esta formação avançada de bacharelato.
  • Os estudantes internacionais estão autorizados a inscrever-se no programa.
  • Para além da cópia do diploma legalizado e traduzido, terá de apresentar um certificado de proficiência em língua inglesa (nível mínimo CEF B2).

Conteúdo do programa

1º semestre

Período A

  • Tecnologias Web (programador)
  • Sistemas operativos Linux (cientistas da informática)
  • Análise genómica comparativa (cientista de bioinformática)

Período B

  • Análise de dados, visualização e bioestatística utilizando R (programador)
  • Bases de dados e gestão de dados (cientista informático)
  • Bioinformática estrutural (cientista de bioinformática)

2º semestre

Período C

  • Scripting (programador)
  • Extração de dados (cientista informático)
  • Análise de alto rendimento (cientista de bioinformática)
  • Biologia de sistemas (cientista de bioinformática)

Período D

  • Estágio na Bélgica ou no estrangeiro

O programa de bioinformática está a ser oferecido ao longo de dois anos académicos através do ensino à distância. Durante o primeiro ano académico, as unidades curriculares do primeiro semestre são leccionadas sequencialmente. Cada unidade curricular é finalizada com um exame antes do início da seguinte. Durante o segundo ano académico, as unidades curriculares do segundo semestre são oferecidas utilizando o mesmo sistema.

Formação a tempo inteiro no campus

O programa tem a duração de um ano académico e utiliza um sistema de quatro semestres. Neste sistema, há quatro blocos de seis (ou oito) semanas. Em cada bloco, são leccionados três ou quatro módulos, havendo um período de avaliação após cada bloco. Para concluir o programa, o tema do estágio é apresentado a um júri do sector.

Bacharelato avançado em bioinformática @Home

O currículo do programa de bacharelato avançado através do ensino à distância é o mesmo que o do programa a tempo inteiro no campus, mas é elaborado de forma diferente e repartido por dois anos lectivos. Por módulo, estão previstos três momentos de contacto e um exame.

A matéria é tratada principalmente através da auto-aprendizagem, em combinação com formação/exercícios/questões durante os momentos de contacto online. O estágio é efectuado preferencialmente com a entidade empregadora. O tema do estágio é determinado de acordo com a Howest.

O programa de bacharelato avançado @home tem início todos os anos.

Qualificação

  • Programa diurno: 60 créditos
  • Programa @Home: 30 créditos/ano

Sobre a Escola

Perguntas