Mestrado em Big Data e Analytics

Geral

Descrição do programa

Mude a maneira como você analisa sua organização para transformá-la em uma empresa orientada a dados. Programa online com a possibilidade de ficar pessoalmente em Barcelona.

apresentação

Na última década, a quantidade de informações geradas sobre empresas, pessoas ou sociedades não para de crescer. Redes sociais, IoT, automação residencial, carros conectados, 5G ... os dados são a base de cada uma das novas tecnologias que chegam ao mercado. Paralelamente, a capacidade de processo e armazenamento reduziu seus custos e complexidade.

O mercado de Big Data aparece há anos nas mãos de grandes empresas de telecomunicações, bancos ou indústria, com duas idéias: aumentar o lucro ou reduzir custos. Nada de novo, mas isso muda os processos, enquanto anos atrás dependiam do conhecimento dos executivos da empresa, agora podemos encontrar grandes quantidades de informações que nos ajudam a objetivar decisões.

O Mestrado em Big Data e Analytics permitirá que os alunos identifiquem, juntamente com os negócios, quando esses tipos de soluções podem ajudar a organização e governar uma implementação dentro da organização.

Durante o programa, aplicaremos o conhecimento sobre soluções tecnológicas de maneira prática, o objetivo é abordar a tecnologia atual no mercado para poder tocá-la e verificar a aplicabilidade.

Objetivos e benefícios

O objetivo geral é fornecer o conhecimento necessário para gerenciar um projeto de Big Data em todos os seus aspectos, desde como identificar a oportunidade em uma organização até que ela seja entregue às áreas de negócios.

O Mestrado em Big Data e Analytics permite alcançar os seguintes objetivos específicos :

  • Como transformar a organização por meio da análise de dados e do Big Data Analytics em uma organização orientada a dados.
  • Conheça os principais frameworks tecnológicos do mercado e suas principais aplicações: Hadoop, Spark, Neo4j, ...
  • Quais são os diferentes tipos de informações, seus processos de armazenamento e qualidade
  • Como extrair conhecimento dos dados para gerar modelos preditivos via estatística preditiva e Machine Learning
  • Técnicas de governança de dados: aquisição, armazenamento, processo, análise, visualização.
  • Descubra as novas técnicas de visualização dos painéis para melhorar a tomada de decisão.

Plano de estudos

O currículo é desenvolvido ao longo de 12 meses , com um esquema de 10 módulos obrigatórios, além de 4 oficinas de voluntários e o Think Digital Challenge desenvolvido ao longo do calendário acadêmico.

Estrutura do Programa (*)

Os módulos que compõem o programa estão agrupados nos 3 blocos condutores a seguir:

  • Bloco I: Gerenciamento e armazenamento : identificaremos quando estivermos na frente de um projeto de Big Data, identificaremos problemas legais, identificaremos o melhor ambiente para implementá-lo e descobriremos as tipologias de banco de dados que podemos usar com base nos dados.
  • Bloco II: Processo e análise : Aprenderemos a explorar os dados para convertê-los em informações. Descobriremos as diferentes técnicas e soluções de mercado para finalmente poder gerar indicadores que os negócios possam interpretar.
  • Bloco III: Visualização e negócios : quanto mais dados tivermos, mais indicadores serão gerados, governança, segurança e exploração adequadas garantirão que toda a organização conte com KPIs para tomar decisões vantajosas.

Além disso, serão desenvolvidos 4 workshops práticos voluntários, onde o aluno poderá adquirir uma visão mais prática dos conceitos estudados nos diferentes módulos.

Pense no Desafio Digital:

O Think Digital Challenge é o projeto acadêmico-prático que os alunos realizarão transversalmente ao longo do programa a partir de uma perspectiva de aprendizado , colocando em prática os conhecimentos, ferramentas e habilidades trabalhadas nos diferentes módulos.

O projeto baseará suas instalações em necessidades reais das empresas de nível superior, para que o aluno possa enfrentar os desafios das empresas na nova era digital. A característica definidora do Think Digital Challenge é a estreita conexão que ocorre com a empresa no desenvolvimento do trabalho. Além disso, também é contemplada a possibilidade do aluno enfrentar um verdadeiro desafio que ele está enfrentando em seu desempenho atual.

(*) O conteúdo do programa pode estar sujeito a atualizações e alterações para se adaptar à evolução do mercado.

Perfil dos Participantes

O Mestrado em Big Data e Analytics foi desenvolvido para profissionais de qualquer setor que desejam implementar um projeto de Big Data em sua empresa, identificar quais tipos de projetos são desse tipo e definir o melhor roteiro do projeto para resolvê-lo com sucesso:

  • Profissionais que trabalham no setor de TIC
  • Posições intermediárias de empresas que desejam ter uma posição vantajosa em oportunidades futuras em sua empresa
  • Profissionais do setor tradicional de BI que desejam expandir seus conhecimentos
  • Perfis / consultores técnicos que atualmente trabalham com dados e desejam ter uma visão de gerenciamento de ponta a ponta

perspectivas de carreira

Uma vez terminado o mestrado, o aluno poderá ocupar as seguintes posições:

  • Chefe de projetos de Big Data e análise de negócios avançada
  • Consultor externo
  • Chefe de Big Data Analytics de infraestrutura na área de TIC.
  • Diretor de Dados
  • Analista de Dados
Última actualização Mar. 2020

Sobre a instituição de ensino

No hay elección: las nuevas tecnologías ya no son un mero valor añadido, sino que se han convertido en la única vía para lograr la competitividad y la continuidad de las empresas. Una tendencia que no ... Leia mais

No hay elección: las nuevas tecnologías ya no son un mero valor añadido, sino que se han convertido en la única vía para lograr la competitividad y la continuidad de las empresas. Una tendencia que no sólo está operando grandes cambios en el seno de organizaciones, sino también en la sociedad del conocimiento en su conjunto. Ler Menos