Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados

OBS Business School

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados

OBS Business School

Complexidade é a característica fundamental do século XXI. Ocorre politicamente, socialmente e economicamente. É também um dos elementos singulares em outros campos, como as ciências teóricas e experimentais. O século 21 é o século da complexidade tecnológica e econômica, onde novos espaços até então desconhecidos estão se abrindo, na robótica, na inteligência artificial ou em veículos inteligentes não tripulados, cujas aplicações econômicas serão essenciais para a sobrevivência de muitas empresas.

A complexidade econômica é o resultado de uma concorrência extrema no contexto da economia global, onde existem empresas altamente competitivas, inovadoras e tecnificadas, e outras que buscam melhorar a premissa competitiva usando novas tecnologias para enfraquecer seus oponentes, seja manipulando informações ou subtraindo informações estratégicas essenciais de seus concorrentes.

A globalização dos mercados modificou drasticamente o quadro econômico, tanto nos países industrializados quanto nas economias emergentes ou em desenvolvimento. Os interesses estratégicos das empresas e dos governos foram diversificados e tornados mais complexos, de modo que os riscos aumentaram, não apenas econômicos ou sociais, mas também geopolíticos. Assim, um novo tipo de forças surge nos mercados onde os aliados se tornam adversários, e onde as ações de influência e lobby que mudam as regras estabelecidas são decisivas. Tudo isso se traduz em relações econômicas complexas, muito diferentes hoje em dia do que aquelas que se manifestaram no passado, onde os espaços geográficos comerciais freqüentemente mudam e novos mercados aparecem com novos atores que afetam as relações comerciais, regionais e até mesmo. local Aspectos em que intervêm as instituições políticas, influenciando de maneira determinada as regras estabelecidas.

Por tudo isso, no contexto da globalização, são necessários profissionais que entendam os novos paradigmas do século XXI e que tenham novos conhecimentos que lhes permitam tomar decisões mais efetivas; Também é necessário incorporar novas habilidades para analisar informações com mais eficiência e formular estratégias vencedoras nos ambientes competitivos complexos em que elas se movem. Ambientes em que distúrbios econômicos distantes acabam influenciando os mercados locais ou regionais.

Nesse contexto global, altamente competitivo e gerando riscos constantes, é necessário conhecer em detalhes o movimento dos mercados, os impactos e riscos geopolíticos, bem como as metodologias e tecnologias que permitem o gerenciamento eficiente da complexidade. Um ambiente global em que a manutenção de um alto grau de reputação corporativa e institucional é essencial; onde é necessário competir eficientemente em complexidade, conhecendo a aplicação de novas tecnologias, como Big Data, análise de dados ou marketing 4.0; onde você tem que saber lutar com instrumentos de contrainteligência contra ataques econômicos ou guerras de informação promovidas por adversários econômicos; bem como, proteger as informações residentes na Internet com novas técnicas de segurança cibernética para se defender contra múltiplos ataques cibernéticos tão comuns hoje em dia; e, em suma, poder aplicar novos instrumentos de inteligência econômica competitiva em ambientes globalizados, que são o principal objetivo deste curso de mestrado.

Com o Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados, você terá o treinamento necessário para impulsionar sua carreira nesta área, tornando-se um especialista em mercados e seus principais atores, abrindo novas oportunidades de negócios dentro de espaços competitivos complexos. É, em suma, fornecer novos recursos para a gestão estratégica e operacional, com metodologias e técnicas fundamentais para a globalização e suas influências locais ou regionais. Tudo isso vai oferecer aos alunos do Mestrado um novo elenco de habilidades gerenciais que lhes permitam responder aos desafios econômicos e comerciais atuais, facilitando a possibilidade de continuar progredindo em sua carreira profissional.

objetivos:

• Conhecer o ambiente competitivo global, os riscos econômicos e geopolíticos e os atores estatais e não estatais envolvidos na globalização.

• Analisar e formular estratégias baseadas em técnicas competitivas de inteligência econômica em um ambiente caracterizado pela complexidade, incerteza e volatilidade do mercado.

• Conheça as tecnologias que fazem a diferença ao gerenciar os recursos competitivos da empresa, bem como as técnicas necessárias para entender como os clientes e os concorrentes agem e agir de acordo.

• Em um ambiente repleto de dados e informações, conheça as técnicas de contrainteligência que facilitam a movimentação em um contexto em que a informação é um instrumento fundamental de competitividade.

• Desenvolver um conhecimento profundo do mundo da Internet e conhecer as ferramentas da inteligência cibernética para aumentar as capacidades competitivas.

• Compreender e aplicar as técnicas de diplomacia pública e corporativa para aumentar a capacidade de influência.

• Compreender e aprender sobre os mercados internacionais e aprender métodos de negociação em ambientes competitivos complexos.

• Conhecer a importância da reputação corporativa e aplicar técnicas de comunicação baseadas em modelos de inteligência econômica competitiva que façam a diferença para os concorrentes.

• Capacidade de analisar o valor da informação e aplicar técnicas de inteligência econômica competitiva na definição e estabelecimento da estratégia comercial ou institucional.

• Fornecer técnicas avançadas de comunicação corporativa e saber como as informações se movimentam na Internet para gerar novos recursos para proteger contra ataques cibernéticos.

• Capacidade de articular estratégias competitivas vencedoras em ambientes complexos, conhecendo os riscos e utilizando técnicas de inteligência competitiva para resolvê-los.

Saídas profissionais:

  • Posições na Administração Pública.

Funcionários dos Ministérios da Defesa, Economia, Relações Exteriores, Presidência do Governo, Serviço Exterior ou funcionários de Organizações Internacionais em diferentes países

  • Pós-graduados

Pós-graduados em Diplomacia, Jornalismo, Relações Internacionais, Política, Economia

  • Empresas

Gerentes comerciais, chefes de gabinetes de CEOs ou presidentes, responsáveis ​​pela estratégia, responsáveis ​​pela internacionalização, responsáveis ​​pela comunicação, responsáveis ​​pelo desenvolvimento de negócios, responsáveis ​​pelos departamentos de riscos, responsáveis ​​pela tecnologia da informação e segurança, recursos humanos

  • Tipos de empresas

Empresas de exportação, setor de energia, telecomunicações, bancos e seguros, empresas internacionais de construção, empresas de tecnologia, empresas de recursos humanos, empresas de segurança,

Currículo do Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados

O currículo do Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados é desenvolvido com um esquema de dez módulos que correspondem aos dez temas do Mestrado. A isto se somam dois Workshops Opcionais e o Projeto Final que se desenvolve ao longo da segunda parte do calendário acadêmico.

Antes do início do ano letivo, há um módulo introdutório para facilitar a gestão da plataforma e estabelecer uma filmagem para o modelo de aprendizagem "on-line".

Módulos:

  • Globalização econômica e internacionalização de mercados
  • Riscos econômicos e crises globais
  • Entendendo o ambiente de inteligência
  • Gerenciamento de clientes: Marketing 4.0 e Big Data
  • Tomada de decisão e análise de informação estratégica
  • Diplomacia corporativa, lobby e influência
  • Segurança cibernética, redes sociais e ataques cibernéticos
  • Negociação em ambientes competitivos complexos
  • Guerras de informação e contrainteligência
  • Reputação e gestão da imagem corporativa
  • Final Master's Project (TFM)

Requisitos do Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados

O Mestrado em Inteligência Competitiva em Ambientes Globalizados da OBS Business School visa proporcionar aos participantes o conhecimento e as ferramentas necessárias para gerenciar suas atividades profissionais de forma eficaz. Também permitirá que eles saibam como os mercados se movem e quem são seus principais participantes, abrindo assim novas oportunidades de negócios dentro de espaços competitivos complexos.

A estrutura, duração e conteúdos do Mestrado em Inteligência Econômica Competitiva permitem assegurar o alcance dos objetivos definidos. Trata-se de um esquema de ensino prático, distribuído em módulos de conhecimento, transversal e sequencial em torno da inteligência econômica e suas aplicações no complexo ambiente de globalização econômica.

O objetivo fundamental do nosso processo de admissão é garantir a adequação dos candidatos. Todos os participantes devem aproveitar ao máximo esta experiência de aprendizagem, através de um contexto em que é possível desenvolver um relacionamento de longo prazo com os colegas, professores e ex-alunos.

Estas são as etapas do processo de admissão:

1. Pré-condições para admissão
2. Pedido de admissão
3. Entrevista pessoal
4. Carta de Motivação
5. Comitê de Admissão de Avaliação
6. Inscrição

Esta escola oferece programas em:
  • Espanhol


Última actualização May 15, 2018
Duração e Preço
Este curso é
Online
No campus
Start Date
Data inicial
Junho 2019
Duration
Duração
10 meses
Tempo integral
Price
Preço
9,500 EUR
Information
Deadline
Locations
Espanha - Barcelona, Catalonia
Data inicial : Junho 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Espanha - Madrid, Community of Madrid
Data inicial : Junho 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Junho 2019
Espanha - Barcelona, Catalonia
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Espanha - Madrid, Community of Madrid
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola