Mestrado Executivo em Finanças Islâmicas (eMIF)

Geral

Descrição do programa

Alimentando futuros capitães da indústria financeira islâmica

O Mestrado Executivo em Finanças Islâmicas (eMIF) é um programa on-line que permite que você continue seus estudos de forma flexível, no seu próprio ritmo e tempo. Hoje, os INCEIF alunos do INCEIF estão em mais de 70 países ao redor do mundo. Alguns já estão fazendo contribuições significativas para o avanço das finanças islâmicas em todos os níveis, seja desenvolvimento e inovação de produtos, estrutura de políticas e implementação; e regulamentação e execução.

Referência nos programas credenciados pelo INCEIF no MQA (http://www2.mqa.gov.my/mqr/). Os módulos do curso abrangem uma ampla gama de tópicos críticos, que vão desde gerenciamento de patrimônio, bancos e investimentos a serviços financeiros, ética e governança. O programa fornecerá aos alunos uma compreensão abrangente e prática da economia islâmica, das finanças e da sharia, bem como do ambiente em que os participantes das finanças islâmicas operam.

Por que o eMIF

Os assuntos principais do eMIF vão além do espectro financeiro. Você também aprenderá o Data Analytics para melhorar suas habilidades analíticas por meio de técnicas avançadas de modelagem quantitativa e qualitativa, onde poderá analisar e desenvolver soluções para os desafios de negócios contemporâneos. Por meio da Estratégia e Política de Negócios, você estará equipado com os conceitos e ferramentas práticas para analisar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as oportunidades e ameaças do mercado.

No Social Finance, você examinará criticamente os desafios socioeconômicos que as comunidades e nações enfrentam globalmente e avaliará como os instrumentos financeiros islâmicos - como Zakat, Sadaqah, Waqf e Takaful - usam a tecnologia moderna de fintech e blockchain para aliviar as dificuldades e desenvolver comunidades. , em consonância com o Maqasid al-Shariah (Os objetivos da lei islâmica) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em geral, os principais objetivos são preparar os graduados para:

  • aplique os princípios e conceitos de Shariah, Economia e Finanças para enfrentar os desafios das finanças islâmicas.
  • aplicar ferramentas e técnicas financeiras e quantitativas na solução de problemas e na tomada de decisões.
  • se comportar profissionalmente e em conformidade com as boas práticas de ética e governança.
  • adquirir novos conhecimentos e ser capaz de identificar questões contemporâneas nas finanças islâmicas por meio de aprendizado e pesquisa independentes.

123615_office-3295556_960_720.jpg
rawpixel / Pixabay

Estrutura do programa

Cursos básicos (18 horas de crédito)

  • Estratégia e política de negócios: este curso incute as principais disciplinas do desenvolvimento da estratégia de negócios. Os alunos examinam as estratégias e ferramentas relevantes para os desafios e oportunidades do ambiente de negócios enquanto adquirem conhecimento da formulação, implementação e avaliação da estratégia. Os alunos aprendem a analisar os pontos fortes e fracos da organização, juntamente com as oportunidades e ameaças do mercado.
  • Análise de dados para negócios: o curso fornece habilidades analíticas por meio de técnicas avançadas de modelagem quantitativa e qualitativa para analisar e desenvolver soluções para os desafios empresariais modernos. No início do curso, os alunos aprenderão a base de ferramentas analíticas que serão aplicadas posteriormente para analisar questões do mundo real. O curso será concluído com os desafios e oportunidades do big data. Este curso foi concebido como um curso preparatório para os alunos realizarem o Documento do Projeto.
  • Economia para Finanças Islâmicas: O curso permite a compreensão do desenvolvimento da teoria islâmica de economia e finanças e as contribuições históricas feitas por pensadores muçulmanos. Além do Alcorão e da Sunnah, o curso também discute teorias relevantes, além de questões econômicas e financeiras atuais da perspectiva convencional.
  • Ética e Profissionalismo: Este curso demonstra como a ética, o profissionalismo e a governança eficaz podem melhorar a liderança competente, garantindo a eficácia das estratégias e operações corporativas.
  • Aspectos Shariah de Negócios e Finanças: Este módulo consiste em Jurisprudência Islâmica cobrindo fontes de Shariah, Ahkam al-Shariah, máximas legais e Maqasid al Shariah, além de Teoria dos Contratos Islâmicos, Shariah Compliance cobrindo Hisbah, Ijtihad, Fatwa, Shariah board, e risco de não conformidade com a Shariah. O conhecimento prático desses assuntos coloca a pessoa em posição de elaborar estratégias aceitáveis e abordar questões de acordo com os valores islâmicos.
  • Regras e Questões da Shariah: Este curso aborda os requisitos e as regras da Shariah de transações financeiras, juntamente com opiniões de diferentes escolas de pensamento e acadêmicos contemporâneos. Isso implica uma discussão aprofundada sobre as principais questões da sharia debatidas no setor financeiro islâmico, incluindo bancos, mercados de capitais, Takaful e planejamento de patrimônio.

Eletivo (escolha um 4)
(12 horas de crédito)

  • Contabilidade para Finanças Islâmicas: O curso fornece conhecimento de contabilidade Halal, aplicável no relatório de transações financeiras islâmicas. Os alunos aprendem a demonstrar como os instrumentos financeiros islâmicos são reconhecidos e relatados nas demonstrações financeiras das instituições financeiras islâmicas (IFIs) de acordo com a Organização de Contabilidade e Auditoria (AAOIFI) e as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS). Os alunos também aprenderão a identificar e analisar problemas nas práticas atuais de revisão e auditoria da Shariah.
  • Auditoria e conformidade: as funções de auditoria e conformidade são essenciais para a governança corporativa adequada. Este curso examina os princípios fundamentais relacionados aos métodos de auditoria e conformidade Halal das IFIs, incluindo estruturas de governança e controle interno da Shariah, leis, regulamentos, diretrizes e padrões para as IFIs, legislação comercial e governança, documentação legal para produtos financeiros islâmicos e estrutura de governança das IFIs.
  • Direito Comercial e Documentação Legal para Serviços Financeiros Islâmicos: O curso visa familiarizar os alunos com a documentação legal necessária para a facilitação de serviços financeiros islâmicos, concentrando-se na diferença entre financiamento islâmico e empréstimos convencionais.
  • Práticas Bancárias Islâmicas: O curso apresenta conceitos básicos relacionados ao setor bancário, as filosofias subjacentes e os princípios da Shariah que impulsionam o setor bancário islâmico, perspectivas legais e regulatórias, uma breve história do setor bancário islâmico e desenvolvimentos recentes no setor. Questões contemporâneas e pertinentes no setor bancário islâmico também serão discutidas por meio de estudos de caso, preparando assim os alunos para lidar com questões do mundo real.
  • Mercado de Capitais Islâmico: Este curso aborda as estruturas dos instrumentos, estruturas regulatórias e Shariah do Mercado de Capitais Islâmico (ICM) em um ambiente de banco duplo. Ao atingir esses objetivos duplos, os alunos aprenderão sobre a estrutura do ICM em diferentes jurisdições, estruturas regulatórias e da sharia. Os alunos examinarão o mecanismo de precificação dos instrumentos existentes do mercado monetário, analisando várias estruturas de Sukuk emitidas globalmente, casos de inadimplência de Sukuk, instrumentos derivativos aprovados pelo SRI (investimento socialmente responsável) Sukuk e Shariah.
  • Seguro Islâmico: O curso examina o risco da perspectiva islâmica e maneiras de mitigá-lo de acordo com a Shariah, enquanto explica por que o seguro é proibido e, portanto, o advento de Takaful. Ele discute os vários modelos de negócios, produtos e o principal processo operacional da Takaful. O curso inclui o estudo dos princípios e conceitos atuariais, como design de produto, preços, subscrição, investimentos e reservas.
  • Gerenciamento de Planejamento de Riqueza: A principal filosofia do gerenciamento de riqueza islâmico é que a riqueza pertence a Allah SWT e os seres humanos são meros curadores. O principal objetivo do gerenciamento de riqueza islâmico é alcançar al-Falah, ou seja, as bênçãos de Allah neste mundo e no futuro. O ponto mais importante da gestão islâmica da riqueza é que um muçulmano deve praticar métodos halal de geração de riqueza.
  • Gerenciamento de risco de bancos islâmicos: O curso abrange todos os aspectos de risco aos quais as instituições financeiras islâmicas (IFIs) estão expostas. O estudo se concentrará na identificação, medição e mitigação de riscos dentro de um paradigma bancário. Os alunos adquirirão as ferramentas para controlar e gerenciar riscos inerentes e residuais. Também destaca os princípios de finanças islâmicas e gerenciamento de riscos nos contratos financeiros islâmicos, além de questões relacionadas à Shariah que podem existir nas IFIs. Outros tópicos discutidos incluem as diretrizes da BASEL e os padrões do IFSB, além de questões e desafios enfrentados pelas IFIs.
  • Finanças Sociais: Este curso examina criticamente os desafios socioeconômicos internacionais e avalia como Zakat, Sadaqah, Waqf e Takaful podem ser combinados com a tecnologia moderna para aliviar as dificuldades e desenvolver comunidades, em consonância com o Maqasid al Shariah e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Documento do Projeto (Documento de Consultoria / Estudo de Caso)
(12 horas de crédito)

Este é um projeto de pesquisa supervisionado que oferece aos alunos a oportunidade de realizar pesquisas independentes em uma área específica das Finanças Islâmicas.

Requisitos de entrada

  • Bacharel em Muamalat e reconhecido Islamic Finance ou equivalente, obtendo pelo menos CGPA 2,50 de 4,00; ou
    • Candidatos com CGPA abaixo de 2,5, mas acima de 2,0, com um diploma de bacharel de outras áreas, podem ser considerados sujeitos a avaliações internas adicionais.
  • APEL
  • Candidatos da Malásia com 30 anos ou mais, detentores de Diploma / STPM / Matriculation / A-level ou equivalente, podem se inscrever enviando o certificado de Acreditação de Aprendizagem Experimental Prévia (APEL) da Agência de Qualificação da Malásia (MQA)
  • Proficiência em Inglês:
  • Teste de Inglês Universitário da Malásia (MUET): Faixa 4 e acima; ou
  • IELTS - banda 6; ou
  • TOEFL: 550 (PBT), 87 (IBT) e acima; ou
  • Isenção:
    • Candidatos de países de língua inglesa nativa
    • Candidatos com qualificação acadêmica de instituições que usam o inglês como meio completo de instrução
Última actualização Mar. 2020

Sobre a instituição de ensino

Established by the Central Bank of Malaysia (Bank Negara Malaysia) to develop talent for the global Islamic finance industry, INCEIF – the Global University of Islamic Finance – is on its way to becom ... Leia mais

Established by the Central Bank of Malaysia (Bank Negara Malaysia) to develop talent for the global Islamic finance industry, INCEIF – the Global University of Islamic Finance – is on its way to become a respected leader in Islamic finance. Nearly a decade after its inauguration, INCEIF has consistently produced graduates in Islamic finance studies, who have found employment in regulatory bodies, academic and financial institutions all over the world. Ler Menos