Read the Official Description

Uma visão pluridisciplinar histórica, cultural, ambiental e dietética

A dieta mediterrânea concentra-se em comer alimentos que provêm principalmente de plantas, como grãos integrais, legumes, nozes, frutas e vegetais. Também sugere comer gorduras saudáveis ​​como o azeite em vez de manteiga, substituindo sal com ervas e especiarias e consumindo principalmente carne branca como peixe e frango, em vez de carne vermelha *.

Este curso on-line tem como objetivo apresentar aos participantes e sensibilizar sobre os produtos alimentares e a dieta típicos do Mediterrâneo, bem como o patrimônio cultural intangível e os bens relacionados à alimentação: costumes, tradições, status social, práticas culinárias e ferramentas, cerimônias, e valores. Este curso é ideal para qualquer pessoa interessada em nutrição e suas dimensões multiculturais.

Além disso, o curso oferece uma viagem emocionante para explorar culturas e tradições dos países do Mediterrâneo e como eles diferem quando se trata de receitas, produção de alimentos e formas de cozinhar. Todos os itens acima serão analisados ​​de forma mais detalhada nesta parte do curso on-line da categoria do Patrimônio Cultural Imaterial. Depois de completar com êxito as lições, o participante receberá um certificado de treinamento.

Perfil do Participante

Este programa de e-learning aborda quem quer aprender sobre os produtos alimentares e a dieta do Mediterrâneo, a sua evolução histórica e os bens culturais "imateriais" relacionados, bem como o papel central dos alimentos no desenvolvimento sustentável.

Objectivos do Programa

Os objetivos do programa são:

  • Para fazer as ligações entre paisagens e recursos mediterrânicos à produção de alimentos e à formação da dieta mediterrânea.
  • Explorar culturas e tradições dos países do Mediterrâneo relacionadas com a produção de alimentos e a culinária e rastrear semelhanças e diferenças entre os países mediterrânicos.
  • Para traçar a influência da dieta mediterrânea para o resto do mundo.
  • Para apreciar a importância da dieta mediterrânea para a saúde humana.
  • Conhecer a produção sustentável de alimentos e realizar seus vínculos com as práticas tradicionais de produção de alimentos - agricultura, pesca, pecuária, etc.
  • Conhecer o papel e as responsabilidades dos consumidores dentro do ciclo de vida dos alimentos.
  • Reconhecer a qualidade da comida mediterrânea como uma valiosa fonte de renda.
  • Adotar comportamentos e atitudes positivas em relação aos produtos alimentícios e culinária mediterrâneos.

Descrição do Programa

MÓDULO 1 Introdução
Nesta seção, serão apresentadas as dimensões básicas dos alimentos mediterrânicos, juntamente com o escopo do curso eletrônico, os principais objetivos do curso eletrônico e a estrutura de conteúdo do e-curso.

MÓDULO 2 Alimentação, biodiversidade e paisagens mediterrânicas
Como a paisagem e o meio ambiente (o clima e os recursos naturais, a água, a biodiversidade) "moldaram" e "definiram" a produção de alimentos na região do Mediterrâneo (com base em casos particulares de agricultura, pecuária e pescaria).

MÓDULO 3 Evolução da alimentação e nutrição no Mediterrâneo
Uma visão histórica da evolução dos alimentos e da dieta da antiguidade aos nossos dias, com foco particular no estabelecimento da famosa "tríade" mediterrânea: videira e vinho, azeitonas e azeite, pão e cereais.

MÓDULO 4 Importância da dieta mediterrânea para a saúde humana
Os princípios de uma dieta saudável. A piramide da dieta mediterrânea. O significado da dieta mediterrânea para a saúde humana.

MÓDULO 5 Segurança alimentar no desenvolvimento sustentável
O "nexo" da segurança dos alimentos, energia, água e ecossistema. O impacto ambiental da produção de alimentos. A produção sustentável de alimentos. O impacto das escolhas dos consumidores quando se trata de dieta e alimentos.

Program taught in:
Inglês

See 26 more programs offered by E-Learning University of Athens »

Este curso é Online
Start Date
Junho 2019
Duration
9 semanas
Price
350 EUR
Deadline
By locations
By date
Start Date
Junho 2019
End Date
Application deadline

Junho 2019

Location
Application deadline
End Date