A arte de viver

"Filosofia grega: a arte de viver" não é apenas um outro curso sobre a filosofia grega antiga.

Além de apresentar a filosofia dos gregos antigos, traz o passado ao presente, ajustando os ensinamentos dos filósofos aos problemas que podem enfrentar hoje, a fim de oferecer uma nova perspectiva e, portanto, uma maneira diferente de lidar com eles.

A filosofia grega emergiu da observação da vida para ajudar as pessoas a viver melhor.

Ele nos fornece os equipamentos intelectuais para lidar com exitosas situações em nossa vida cotidiana. Seus ensinamentos se aplicam até hoje, e eles são amplamente utilizados.

Por exemplo, as filosofias de Aristóteles e Platão são analisadas em Ética Empresarial, para ensinar os gerentes a melhorar suas organizações.

Mesmo Steve Jobs, o fundador da Apple, usou as ferramentas de persuasão de Aristóteles (ethos, pathos, logos) de conferências para entrevistas de TV.

Este curso on-line que faz parte da categoria Artes e Cultura, não apenas apresentará o pensamento de Heráclito, Demócrito, Sócrates e de outros filósofos.

Isso lhe dará alternativas para viver uma boa vida em um mundo de mudanças deslumbrantes.

Perfil do Participante

O programa é dirigido a quem quer não só aprender o que os filósofos gregos antigos ensinaram, mas também filosofar sobre a vida moderna através da filosofia grega antiga.

Objectivos do Programa

O programa "Filosofia grega: a arte de viver" ultrapassa o alcance de um curso normal sobre a filosofia grega antiga. Seu objetivo não é apenas levar os participantes em contato com o antigo intelecto filosófico grego - a fonte da civilização ocidental - desde o início do pensamento filosófico até o advento do cristianismo; também visa conectar a antiga filosofia grega com a vida moderna, bem como destacar as maneiras pelas quais a filosofia grega pode melhorar nossa vida cotidiana.

Descrição do Programa

Lição 1 Por filosofia? Por que filosofia grega antiga?

Qual é o papel da filosofia em nossas vidas e a importância da filosofia grega antiga em particular?

Lição 2 Do mito à razão

A transição do pensamento mitológico para o racional e o nascimento da filosofia na Grécia antiga.

Lição 3 Os primeiros filósofos

I. Thales
II. Anaximandro
III. Anaximenes

Os primeiros filósofos, vivendo em um mundo no limiar da razão, deram as primeiras respostas racionais para a criação do Kosmos (mundo) e o surgimento do homem.

Lição 4 Pitágoras

Uma figura destacada do mundo grego antigo, Pitágoras moldou uma filosofia com fortes elementos religiosos e criou uma comunidade filosófica, que vivia por suas próprias regras.

Lição 5 Heráclito

O filósofo "obscuro" aristocrata, que até os antigos tinham dificuldade em entender. Heráclito é o filósofo que elogiou a guerra e o fogo, e até hoje é considerado em alta estima.

Lição 6 The Eleatics

I. Xenophanes
II. Parmênides
III. Zeno - Melissus

Sua origem comum, bem como as semelhanças em seu pensamento filosófico, não obscurecem as diferenças em seu pensamento, a singularidade de sua filosofia e os paradoxos defendiam suas posições filosóficas.

Lição 7 O outro Presocrático

I. Empedocles
II. Anaxágoras
III. Leucippus - Democritus

Os últimos filósofos pré-socráticos são igualmente importantes, pois oferecem diferentes interpretações do mundo, algumas das quais foram reformuladas nos tempos modernos.

Lição 8 Sócrates - Sofistas

Sócrates é a figura que mudou o curso do pensamento filosófico. Seus adversários, os sofistas, se concentraram no ensino e iniciaram um debate filosófico dinâmico e produtivo sobre questões-chave.

Lição 9 Platão

Aluno de Sócrates, e um dos mais proeminentes filósofos de todos os tempos; Sua influência é intensa ainda hoje.

Lição 10 Aristóteles

O mais distinto dos alunos de Platão, que nos ensinou a pensar logicamente e a pesquisar cientificamente.

Programa ministrado em:
Inglês

Veja 26 mais cursos em E-Learning University of Athens »

Este curso é Online
Start Date
Duration
10 semanas
Price
250 EUR
Deadline
Por locais
Por data
Start Date
End Date
Prazo de inscrição